-
Arquitetos: FAMM Arquitectura
- Área: 505 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Andrés García Lachner
-
Fabricantes: Acabados ELMEC , Allied Maker, Atelier Alain Ellouz, Enchapes Patarra, Gaviota Costa Rica, Todeschini
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Jungla é uma residência unifamiliar localizada em Santa Teresa, Costa Rica. Esta região é caracterizada por sua riqueza natural, sua proximidade com uma variedade de praias e pelo ambiente de floresta tropical úmida. A propriedade está situada em uma área com desenvolvimento urbano limitado, apresentando terreno acidentado e uma área arborizada na parte de trás.
Considerando as condições mencionadas, o projeto concentra-se em criar um diálogo contínuo entre o ambiente natural, o espaço construído e a interação dos habitantes com ambos. Para os moradores, a experiência consiste em uma série de limiares com visibilidade e fechamento variáveis, conectando espaços interiores e exteriores. Cruzar esses limiares altera drasticamente as condições espaciais, expondo ou protegendo os habitantes do ambiente natural. As áreas comuns também estão posicionadas no mesmo nível das copas das árvores, proporcionando uma sensação de flutuação sobre o terreno.
A disposição da casa é organizada em torno de um muro perimetral coberto de pedra local, proporcionando privacidade e segurança para as áreas internas, ao mesmo tempo em que mantém a fachada traseira aberta para a paisagem. A entrada é feita por um jardim na frente, que leva às áreas de circulação do projeto. No interior, todas as áreas sociais estão no térreo, onde a cozinha, a sala de estar e a sala de jantar se integram em um único espaço com portas de vidro em ambas as extremidades.
Essa disposição aproveita a ventilação cruzada para controle climático passivo e direciona as áreas comuns para uma ampla abertura que emoldura as vistas das árvores próximas e leva à piscina elevada e ao terraço. Os quartos secundários, também localizados neste nível, compartilham um banheiro e estão orientados de forma que ambos desfrutem de aberturas completas para os espaços externos da casa.
Devido ao terreno acidentado, o nível inferior da casa utiliza muros de contenção. Neste nível, uma sala de estar com banheiro próprio e acesso direto ao jardim é criada, juntamente com a lavanderia e a sala de equipamentos eletromecânicos. Uma série de degraus no jardim leva a um estúdio independente na parte mais baixa do terreno.
Durante o processo de construção, o projeto mudou de proprietário, e o novo proprietário solicitou a adição de mais um nível à casa. Para isso, vigas de concreto foram incorporadas na área social para suportar a nova estrutura, e uma escada externa com fechamentos de venezianas foi projetada para acessar o nível superior. Neste nível, estão o quarto principal e o banheiro, uma sacada perimetral e um canteiro contínuo em toda a fachada traseira. Assim como nos outros níveis, aberturas são incorporadas em ambas as extremidades para proporcionar luz natural, ventilação cruzada e vistas do ambiente natural que rodeia o projeto.